about me


Olá chamo-me Vânia Kosta. 

Entre tantas outras coisas sou Criadora de Personagens de Pano onde os têxteis são protagonistas. Mas gosto de explorar outros materiais. Aliás, adoro sobretudo a estética conseguida com a simbiose entre eles. 

Adoro fotografar aqui e acolá e este Blogue está todo ele salpicado de imagens que me inspiram e que consigo capturar com a minha máquina fotográfica. Aqui, partilho regularmente projectos e exposições apresentando o meu trabalho nas mais diversas Áreas Artísticas: Têxteis, Desenho, Escultura, Pintura e Fotografia. São portanto diversos os apontamentos criativos que podes encontrar neste lugar. 

Nasci em Braga em Janeiro de 1980. Quem nos anos 80 não cresceu na presença de uma máquina de costura? da mãe. da tia. da avó. Não porque fossem costureiras de profissão mas apenas porque havia sempre uma máquina de costura por perto. Nos meus dias, ver alguém costurar, era tão natural como cozinhar, ler ou pintar. Assim, com os materiais de costura e pintura disponíveis em casa e incentivada a explorar o universo à minha volta naturalmente fui brincando com estes materiais e recursos da mesma forma como brincava com as bonecas. 

Desde muito pequenina que gostava de oferecer às pessoas mais próximas algumas das personagens que fazia com pedacinhos de pano ou com pedacinhos de papel que ia encontrando. Para me concentrar nesses momentos de criação, escondia-me dos crescidos e quando dava por terminada a tarefa corria até junto deles com um enorme sorriso e o olhar cintilante. Depois de crescida continuei a criar e a encantar-me com o sorriso das pessoas que recebiam as minhas personagens. 

Hoje, é num recanto da minha casa-atelier que guardo os instrumentos a que recorre frequentemente para criar com entusiasmo diversas silhuetas de pano. Cosidas à mão ou com a companhia da minha máquina de costura, a Oliva, de quem nunca me separo. O simples gesto de criar tornou-se na forma de linguagem que encontrei para partilhar um universo salpicado de encanto. Deste universo, todas as personagens abraçam memórias e histórias que de uma forma encantadora nos falam através do seu olhar terno e sonhador. 

Quando me perguntam como e quando tudo isto começou, é-me difícil responder. Hoje, tenho noção que estas brincadeiras em criança, foram excelentes formas de experimentação e descoberta e por isso responsáveis por despertar este forte desejo de me expressar através de diversos gestos criativos. Hoje, exploro este universo com mais consciência do seu processo. Esta consciencialização das formas e da sua estética têm ganho cada vez mais significado no meu trabalho. As influências têm partido sobretudo de objectos presentes desde sempre. De memórias que têm ganho cada vez mais vontade de serem revividas. Das formas da natureza. Da beleza das coisas simples que me rodeiam. De palavras e do significado que elas abraçam. Esta viajem no espaço-tempo-memória têm-me permitido conhecer melhor a minha história. As minhas raízes. Emocionar-me com as histórias das pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida. Descobrir as semelhanças de alguns dos caminhos percorridos até então têm vindo a fortalecer este forte desejo de continuar a expressar-me através de diversos gestos criativos. 

Espero que este Blogue te possa encantar e entusiasmar também. 

ObrigadA // 2009