28 outubro 2012

a mercearia da cidade...


o meu encantamento por esta mercearia remonta aos tempos em que entrava com a mãe para levar para casa pequenas coisas que faltavam por lá. o pai também foi lá comprar corda de sisal algumas vezes e lembro-me de uma vez que entrei com algumas moedinhas na mão para comprar um frasco de vinagre que faltava para a tia temperar a salada do almoço. sempre gostei de ver as vassourinhas penduradas à porta. os novelos e tantos outros objectos pendurados no tecto. os sacos de feijão. as batatas e as cebolas nos caixotes. as barras de sabão rosa no balcão, mesmo ao lado da balança. as prateleiras, daquele mobiliário fantástico, recheadas de produtos portugueses e ao balcão o senhor josé. sempre pronto para receber os seus clientes. por vezes com um sorriso escondido em alguma timidez. conheço desde sempre esta mercearia e hoje continuo a passar, quase todos os dias, bem perto dela e sorrio.

em tempos já havia feito alguns apontamentos deste espaço no sentido de ajudar, um dia, a lembrar como era. felizmente que todos nós ainda podemos continuar a lá entrar. ela existe no mesmo lugar de sempre. talvez estes apontamentos ajudem noutro dia [muito mais adiante espero] a ilustrar esta memória aos filhos, aos sobrinhos ou aos netos.

hoje descobrimos projectos que ajudam a manter viva essa memória da cidade. foi o que aconteceu no passado dia 25 de outubro no teatro circo. o documentário Singular Comum que nos falou de alguns destes espaços da nossa cidade de braga. mas são espaços que podem ser daqui de perto, bem perto mas que existem também na tua cidade. são memórias comuns. as nossas memórias.

o meu encantamento por esta mercearia é aqui partilhado com todos aqueles que também são capazes de sorrir com estes pequenos tesouros de que são feitas as nossas cidades.

Sem comentários: