30 junho 2009

Prémio Nacional de Artesanato FIl 2009


dos vários objectivos para 2009...

tendo como referência o tema “fios, teias e tecidos” para o prémio nacional de artesanato 2009, resolvi criar uma peça (uma personagem de pano) que fosse no seu todo significativa do “universo” que tenho vindo a desenvolver desde que iniciei o meu projecto de design e criação de personagens de pano.

a silhueta desta personagem (que acaba por ser um auto-retrato) teria de reflectir assim diversos apontamentos que caracterizam as criações que desenvolvo desde então através da linguagem dos afectos. o vestido que cobre a silhueta da personagem transforma-se, como as páginas de um caderno, num suporte contador de uma estória. desta forma, a superfície deste vestido foi ganhando significado à medida que sobre ele fui aplicando diversos “apontamentos ilustrados” em feltro também “entrelaçados” com as palavras que compõe o título desta criação. cada composição criada sobre o vestido detém um significado próprio, fortemente ligado à linguagem afectiva que impulsionou este projecto. o entusiasmo, a persistência, a criatividade continuam a ser ingredientes essenciais para a concretização desta forma de vida.


[terminada a peça e como nos dizem as fotografias, lá andei eu de novo pela cidade com a boneca “debaixo do braço” a tirar fotografias. e mais uma vez tantos olhares curiosos nos seguiram pelos diversos recantos do bom jesus. uma manhã divertida.]

Sem comentários: