O Museu dos Biscainhos – palácio setecentista em pleno coração da cidade de Braga – recebe uma intervenção colectiva de arte contemporânea, teatro, performance e concertos. “On the other hand / sombra-clara” é o nome do projecto, que procurará, durante 30 dias, relacionar, estimular e promover a actividade artística, neste espaço de carácter histórico, cujas possibilidades de reformulação e reinterpretação de contextos e objectos que o compõem se adivinham imensas.
É por entre as influências barrocas e neoclássicas das várias áreas do Museu e o inesperado e maravilhoso jardim, para o qual este se prolonga e desdobra em várias zonas e recantos a descobrir, que o projecto vai buscar inspiração, num esforço de “tornar perceptível a multiplicidade de projecções e interligações históricas e pessoais associadas aos cenários e objectos propostos pela exposição permanente”. “On the other hand/sombra clara” terá início a 19 de Maio, às 19h, num evento que conta com as actuações da escola de dança Arte Total e do grupo de teatro Sem Palco, da Audiência Zero, com a performance “A Casa do Lado”, seguidas da improvisação instrumental do colectivo Space Ensemble, do som das taças tibetanas de Ana Taboada e do concerto de cítara indiana de Franklin Pereira. A cooperativa de comércio justo, Cor de Tangerina, também estará representada na inauguração. Neste mesmo dia, a artista Carla Cruz, dará início à “habitação” de um dos aposentos do museu, numa performance que se estenderá a todos os sábados da duração deste projecto.
Quanto à exposição, no âmbito mais ou menos formal, participam com instalações, imagens, esculturas, vídeos, sons e palavras, o seguinte certame de artistas: Adelina Lopes, Adriano Faria, Ana Caldas, Ana Pascoal, Bento Duarte, Carla Cruz, Carlos Fortes, Carla Mendes, Franklin Pereira, Helena Cordeiro, Helena Santos, Hugo Calçada, Iva Dias, Inês Ferreira, Joana de Deus, Joana Pinheiro, João Foldenfjord, João Noutel, Manuela São Simão (+ Sem Palco), Micaela Amaral, Miguel Meira, Paulo Neves, Paulo Nogueira, Ricardo Fiúza, Rita Carvalho, Sofia de Carvalho, Teixeira Barbosa, Teresa Luzio, Vânia Kosta e Valter Hugo Mãe.
Outras actividades de animação e dinamização deste projecto, a realizar durante os fins-de-semana, serão divulgadas ao longo da sua permanência.
Francisco Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário