17 maio 2007

Delicado Coração de Líquene


 Partilho com todos vocês um dos recantos do Museu dos Biscainhos, em Braga, no qual se integra uma das minhas propostas na Intervenção Colectiva: “On the Other Hand/ Sombra-Clara”, intitulada: "Delicado Coração de Líquene". Esta peça foi desenvolvida a partir do molde de uma pedra figurativa que se encontrava no jardim do museu e a qual despertou, desde o primeiro instante, a minha empatia. Com esse molde em gesso recriei uma nova personagem. À figura de pedra, que me pareceu "esquecida" naquele recanto do jardim, "dei-lhe" um novo lugar. A superfície das águas da fonte central, situada no jardim "interior" do Museu, beijam agora a sua superfície de pedra.

 "No silêncio daquele recanto do jardim descobri a tua silhueta. Uma vestimenta em tons de cinza, cobre a tua tímida nudez. Um coração de líquene transparece na tua superfície. Olhei-o de novo. Não quis despir-lhe significados. Comoveu-me apenas a forma como cuidava das tuas feridas. Nesse instante moldei a tua superfície conduzida pelo toque do meu olhar. Olhei-a cuidadosamente com a ponta dos meus dedos. Fecho os olhos. A memória do gosto da brisa daquele recanto do jardim, a musicalidade das cores da folhagem e a intuição de todas as partículas que nos circundavam naquele instante e naquele espaço, outrora habitado por gentes de épocas que se imortalizam em cada pormenor dos objectos desta casa-museu, veio ao meu encontro. Numa nova forma dei-te um coração de esperança. Reforçar, simbolicamente, aquele que crescia sobre a tua superfície e que humanizava delicadamente a tua existência. Ver neste instante a tua imagem reflectida na superfície destas águas dá de beber à memória de outros lugares, à superfície das águas desses lagos e dos fjords que reflectem o infinito do céu, para onde o teu olhar se perde… ou se encontra." Vânia Kosta


 Faz também parte da minha proposta, nesta intervenção colectiva, os diversos rostos que se encontram nos claustros situados neste jardim "interior" do Museu. Surguiram da reprodução em diferentes materiais dos rostos observados nesta fonte. "Tecendo olhares", título desta intervenção, simboliza o amor que se reflecte de diferentes formas e sentidos… estes olhares que tecem cortinas de ternura e delicadeza olham pela figura de pedra, com coração de líquene, neste seu novo lugar.

Sem comentários: