03 setembro 2014

Meet the Frumbles I Concepção Bonecos de Pano by Vânia Kosta


 assim como tenho abraçado outros desafios que me vão sendo lançados, a convite dos autores do projecto Meet the Frumbles, o Luís Fraga e o António Coelho, aceitei dar forma através da mestria dos têxteis aos personagens de pano que o Zé Nuno Fraga desenhou para este projecto.

 com os traços gerais desenhados sobre uma folha de papel e conhecendo as características físicas e da personalidade que cada um destes personagens iriam assumir, procurei dar forma com os tecidos, lançando-me numa pesquisa e experimentação iniciais da estrutura têxtil dos bonecos para que estes pudessem articular-se segundo as espeficicações robóticas que iriam controlar os seus movimentos durante a interacção com o público espectador. não se tratou apenas de "fazer" bonecos de pano, tratou-se sim, de uma exploração e descoberta da especificidade dos materiais para as acções e objectivos a que se propunham.

 desde que o convite para me juntar nesta etapa do projecto me foi feito que nos últimos tempos estive em Modo Frumbles como referi aliás por algumas vezes aqui quando partilhei uns apontamentos do processo de concepção destes bonecos de pano. com os tecidos e as linhas sobre a mesa de trabalho, tratei de dar vida a estes "Monstros" animados, nada assustadores, pelo contrário, extremamente simpáticos, divertidos com aspectos muito peculiares na sua maneira de ser e gostos muito requintadamente estranhos.

 Meet the Frumbles [& Live Band] vai ser apresentado, como uma produção independente, no dia 13 de setembro, em Braga, exactamente no dia da "noite Branca", no meu Espaço Janela Adentro que excepcionalmente abrirá as "janelas" ao "público". neste dia, o projecto convida ainda alguns músicos da cidade, nomeadamente: Alexandre Fernandes, Jorge Castro e Márcio Décio. ligados a bandas bracarenses como Pyroscaphe, La Resistance e Flor do montE, os músicos irão tocar ao vivo em interacção musical com os Frumbles e os espectadores presentes.

 Meet the Frumbles [& Live Band], é assim uma inovadora instalação interactiva com criaturas robóticas que cantam desafinadas ao som de uma banda ao vivo. controladas artificialmente através de creative coding e visão por computador, as criaturas convidam o espectador a conduzir uma orquestra de musicalidade duvidosa, cantando desafinadamente sob o comendo do participante.

 por estes dias estou ansiosa com este momento para ver os personagens de pano que criei para este projecto ganharem vida. no dia 13 de Setembro, vem a Braga, ao nosso encontro neste lugar, ao Espaço Janela Adentro, para te divertires connosco e com os Frumbles.

Sem comentários: