outros já passeiam pelas ruas...
20 agosto 2007
novas almofadas que nos fazem sonhar...
Alguns disponiveis I Some available
IXI IXI IXI #30 IXI IXI IXI
Aqui estão algumas das novas personagens
*Almofadas* para nos fazer sonhar...
17 agosto 2007
a Azeitona também gosta de leituras...
a estória favorita da azeitona é: "os amigos do tareco" [porque será?] quem não se lembra destas estórias? sempre fui muito cuidadosa com os meus brinquedos. graças a isso aos poucos vou descobrindo por entre as caixas guardadas no sotão mais uma alegre surpresa!
um simpático Topo Gigio...
sérgio, olha lá o que fui encontrar... lembras-te de ter tirado esta fotografia ao teu topo gigio? que ninguém julgue que as mãos do cuitadinho foram refeição de um gato preto [já reparaste na curiosidade da imagem no pc?] falando do pc, este ainda funcionava... mal eu sabia que um dia ia derreter nas minhas mãos. qualquer dia vou procurar o meu topo gigio, o vinil esse até já o ouvi no outro dia no novo aparelho da minha tia, muito me ri... tantas coisas recordei!
16 agosto 2007
lá vai uma, lá vão duas...

lá vai uma, lá vão duas... casinhas a passear pelas ruas de portugal! Logo após a compra seguiu-se a fotografia.
as saloias também andaram a passear pela feira de artesanato e não se sabe mais por onde! quase todos os dias as saloias adoptadas visitavam as irmãs que ainda aguardavam no cestinho por novos amiguitos.
06 agosto 2007
no último dia da feira...

no último dia na feira tinha de acontecer algo inesperado!
enquanto conversava com o meu “vizinho” do lado, não pude deixar de ouvir um insistente chilrear. de joelhos e de olhar para trás do stand, encontrei um pequeno passarinho coberto de folhas secas. [tantas folhas têm caído nestes dias, até parece que estamos no outono!] tinha caído do ninho! a minha mão aproximou-se da sua pequena silhueta coberta de penas. senti o seu corajoso coração a bater quando saltou para o meu dedo.
as pessoas continuavam a chegar à feira de artesanato, algumas delas paravam em frente ao stand para espreitar o que estaria eu a fazer de joelhos no chão. durante algum tempo andei com o passarinho no dedo a pensar como iria resolver a situação. [trepar pela árvore para o colocar de novo no ninho não me parecia uma boa ideia.] enquanto isso o passarinho continuava no dedo. as pessoas continuavam a parar para ver as minhas criações e adquirir algumas delas. por algum tempo parecia que tinha sido adoptada por este pequeno mascote. as crianças paravam, “olha mamã, aquela senhora tem um passarinho no dedo! também quero um!”; os adultos olhavam curiosos “tem de o levar consigo, se o deixa ficar aqui com este frio ele morre pois ainda é muito pequenino!”.
retirei algumas Saloias porta-chaves de dentro da caixa de sapatos, coloquei algumas migalhas de pão e com cuidado coloquei-o dentro da caixa. Subi a uma cadeira e coloquei a caixa por cima do telhado do stand na tentativa de facilitar a aproximação dos seus pais que não paravam de sobrevoar o local. Ao fim de alguns segundos, o passarinho que ainda não sabia voar saltou da caixa. Aos saltitos e levantando o seu corpo poucos centímetros do telhado foi tentando alcançar os seus papás. Ainda consegui vê-los todos juntos aos miminhos mas foram-se afastando do stand até os deixar de ver.
01 agosto 2007
transformados em Duendes...
A melodia destes guisinhos tem encantado os visitantes. Como os duendes foram sendo acolhidos por novos abraços, os senhores pestanas, que continuavam a espreitar silenciosos pelas gavetas da mesinha pediram-me para lhes colocar também um chapelinho com um desses guisos mágicos na ponta. Quem sabe assim, os pequeninos que passam por ali gostassem mais deles assim.
novas pregadeiras que nasceram na feira...


Estes cogumelos não têm passado despercebidos a quase ninguém que visita a Feira de Artesanato. Foram criados para a decoração do espaço que iria ocupar com as minhas criações mas a pedido de algumas pessoas já comecei a aceitar algumas encomendas!
Assim surgiram também os pequenos cogumelos que podem “viajar” com todos nós para qualquer lugar.
Assim surgiram também os pequenos cogumelos que podem “viajar” com todos nós para qualquer lugar.
A participação na Feira de Artesanato de Vila do Conde tem sido acompanhada com enorme entusiasmo. È fantástico ver o nosso trabalho reconhecido pelas pessoas.
Quantos sorrisos tenho recebido…sorrisos de pequeninos olhares e de crescidos que tal como eu nunca deixam de sonhar…
Este coração sonhador tem sido abraçado pela saudade das pessoas extraordinárias que tenho conhecido, algumas das quais que tal como eu se dedicam de corpo e alma à sua Arte. Todo esse amor é reflectido nas suas peças. Adorei conhecer-vos! Vamo-nos encontrando por aí!
21 julho 2007
Feira de Artesanato de Vila do Conde

o universo da perna longa, a família peúga, as almofadas, os pequenos sabonetes, as simpáticas saloias entre outras das minhas criações, estarão a partir do dia 21 de julho até o próximo dia 5 de agosto na feira de artesanato de vila do conde a representar a câmara municipal de braga junto com o s.manuel machado e o seu fantástico trabalho em ferro forjado.
16 julho 2007
as melhores Bolas de Berlim do mundo…

numa passagem por viana do castelo não podia deixar de voltar à confeitaria natário para deliciar-me com a especialidade da casa… quantas vezes aqui entrei para saborear esta iguaria. quem é capaz de resistir àquelas bolas de berlim quentinhas acabadinhas de sair do forno?... é uma passagem que recomendo a todos.
Rua Manuel Espregueira (perto do posto de turismo).
Mais uma vez obrigada ao Senhor João pela simpatia e por ter deixado registar o momento.
Mais uma vez obrigada ao Senhor João pela simpatia e por ter deixado registar o momento.
09 julho 2007
26 junho 2007
a janela da orquídia...

a azeitona está sempre à espreita… os olhares ternurentos destas personagens de pano, que um dia chamei de almofadas, fazem-lhe companhia. a luz do final da tarde abraça as suas silhuetas... quem já terá prestado atenção aos seres que “habitam” estas janelas?
22 junho 2007
onde vivem algumas das pErnA lOngA...
[depois de viajar rumo à holanda, a Anabel envia notícias da sua nova casa. aliás, como recente membro da família não faltou ao momento especial, o casamento da Arja e do Patrick. obrigada Arya, adorei a surpresa!]
20 junho 2007
um espaço para ser visitado...
formato experimental – atelier vÂniA kOstA, situado na Rua D.Afonso Henriques, nº10, 4700-030-Braga, mesmo em frente à junta de freguesia da sé e por cima do ninil café, recebe todos aqueles que se interessam pelo meu trabalho. aqui já podes encomendar/adquirir algumas das minhas criações.
as pErsOnAgEns dE trApOs inundAm o EspAçO dE fAntAsiA, sOnhO, cOr e muitA AlEgriA.
19 junho 2007
16 junho 2007
iguarias vegan no vinil café...
As experiências gastronónimas começaram a dar frutos... a partir de hoje poderão encontrar algumas iguarias vegen para saborear no Vinil Café.
O Vinil Café, localizado mesmo por baixo do meu espaço criativo (Rua D.Afonso Henriques, nº10, 4700-030-Braga), serve agora uns muffins vegan de chocolate, maça e limão que são simplesmente deliciosos… Brevemente, também poderás saborear umas empadinhas vegetarianas ao mesmo tempo que aprecias boa música.
Bem dizia eu que o espaço criativo seria o refúgio para os lápis de cor, os pincéis, … e as colheres de pau.
14 junho 2007
11 junho 2007
a azeitona já conheceu o espaço criativo...
a azeitona já conheceu o espaço criativo. adorou sobretudo as janelas. atenta observou tudo e todos aqueles que passeavam pelas ruas da cidade. sempre que possível virá comigo para o atelier, será também uma forma de tentar controlar a sua ingestão exacerbada de alimentos. parece mesmo uma … azeitona, para não dizer uma bolinha de berlim.
08 junho 2007
onde vivem algumas das perna longa...
dia 9 Junho - Livraria Centésima Página

No âmbito da Exposição "On the other hand/ Sombra-clara", patente até ao dia 19 de Junho no Museu dos Biscainhos, vai decorrer no próximo dia 9 de Junho no jardim da Livraria Centésima Página um debate moderado por Dalila Monteiro com a participação de alguns dos artistas presentes nesta intervenção colectiva.
Como já havia agendado um passeio pelas montanhas não vou estar presente. De "castigo" fiquei de arranjar pelo menos cinco visitas.
Salem-me desta enrascada!
30 maio 2007
Acordei cedo pela manhã…
(aguardo uma imagem ilustrativa do momento)
...preparei mais uma vez a mala verde de pano, aquela que a minha mãe fez quando era eu ainda muito pequenina. Nela levei algumas das minhas personagens. Durante a viagem fizeram alguma algazarra no carro. Estavam todas entusiasmadíssimas para conhecerem os pequeninos do Colégio D.Diogo de Sousa, em Braga.
Quando tudo estava preparado, foi fácil iniciar a viajem pelo Universo da Perna Longa com muitos dos pequenos sorrisos presentes no auditório do Colégio, sem esquecer também o acolhedor sorriso das educadoras.
Obrigada pelo vosso carinho!
personagens para a animação do conto "Barriguinha"
No passado dia 12 e 26 de Maio, decorreu na Livraria 100ªpágina, a Animação pela Associação Contos do Baú do livro “Barriguinha” de Steve Smallman ilustrado por Tim Warnes. Esta animação contou com a utilização dos meus fantoches.
Se desejares adquirir alguns destes personagens, ou então encomendar o teu próprio personagem em versão fanoche, basta contactar-me!
17 maio 2007
Delicado Coração de Líquene
Partilho com todos vocês um dos recantos do Museu dos Biscainhos, em Braga, no qual se integra uma das minhas propostas na Intervenção Colectiva: “On the Other Hand/ Sombra-Clara”, intitulada: "Delicado Coração de Líquene". Esta peça foi desenvolvida a partir do molde de uma pedra figurativa que se encontrava no jardim do museu e a qual despertou, desde o primeiro instante, a minha empatia. Com esse molde em gesso recriei uma nova personagem. À figura de pedra, que me pareceu "esquecida" naquele recanto do jardim, "dei-lhe" um novo lugar. A superfície das águas da fonte central, situada no jardim "interior" do Museu, beijam agora a sua superfície de pedra.
"No silêncio daquele recanto do jardim descobri a tua silhueta. Uma vestimenta em tons de cinza, cobre a tua tímida nudez. Um coração de líquene transparece na tua superfície. Olhei-o de novo. Não quis despir-lhe significados. Comoveu-me apenas a forma como cuidava das tuas feridas. Nesse instante moldei a tua superfície conduzida pelo toque do meu olhar. Olhei-a cuidadosamente com a ponta dos meus dedos. Fecho os olhos. A memória do gosto da brisa daquele recanto do jardim, a musicalidade das cores da folhagem e a intuição de todas as partículas que nos circundavam naquele instante e naquele espaço, outrora habitado por gentes de épocas que se imortalizam em cada pormenor dos objectos desta casa-museu, veio ao meu encontro. Numa nova forma dei-te um coração de esperança. Reforçar, simbolicamente, aquele que crescia sobre a tua superfície e que humanizava delicadamente a tua existência. Ver neste instante a tua imagem reflectida na superfície destas águas dá de beber à memória de outros lugares, à superfície das águas desses lagos e dos fjords que reflectem o infinito do céu, para onde o teu olhar se perde… ou se encontra." Vânia Kosta

Faz também parte da minha proposta, nesta intervenção colectiva, os diversos rostos que se encontram nos claustros situados neste jardim "interior" do Museu. Surguiram da reprodução em diferentes materiais dos rostos observados nesta fonte. "Tecendo olhares", título desta intervenção, simboliza o amor que se reflecte de diferentes formas e sentidos… estes olhares que tecem cortinas de ternura e delicadeza olham pela figura de pedra, com coração de líquene, neste seu novo lugar.
Museu dos Biscainhos - Intervanção Colectiva: "On the other hand/sombra-clara" 19 de Maio a 19 de Junho

O Museu dos Biscainhos – palácio setecentista em pleno coração da cidade de Braga – recebe uma intervenção colectiva de arte contemporânea, teatro, performance e concertos. “On the other hand / sombra-clara” é o nome do projecto, que procurará, durante 30 dias, relacionar, estimular e promover a actividade artística, neste espaço de carácter histórico, cujas possibilidades de reformulação e reinterpretação de contextos e objectos que o compõem se adivinham imensas.
É por entre as influências barrocas e neoclássicas das várias áreas do Museu e o inesperado e maravilhoso jardim, para o qual este se prolonga e desdobra em várias zonas e recantos a descobrir, que o projecto vai buscar inspiração, num esforço de “tornar perceptível a multiplicidade de projecções e interligações históricas e pessoais associadas aos cenários e objectos propostos pela exposição permanente”. “On the other hand/sombra clara” terá início a 19 de Maio, às 19h, num evento que conta com as actuações da escola de dança Arte Total e do grupo de teatro Sem Palco, da Audiência Zero, com a performance “A Casa do Lado”, seguidas da improvisação instrumental do colectivo Space Ensemble, do som das taças tibetanas de Ana Taboada e do concerto de cítara indiana de Franklin Pereira. A cooperativa de comércio justo, Cor de Tangerina, também estará representada na inauguração. Neste mesmo dia, a artista Carla Cruz, dará início à “habitação” de um dos aposentos do museu, numa performance que se estenderá a todos os sábados da duração deste projecto.
Quanto à exposição, no âmbito mais ou menos formal, participam com instalações, imagens, esculturas, vídeos, sons e palavras, o seguinte certame de artistas: Adelina Lopes, Adriano Faria, Ana Caldas, Ana Pascoal, Bento Duarte, Carla Cruz, Carlos Fortes, Carla Mendes, Franklin Pereira, Helena Cordeiro, Helena Santos, Hugo Calçada, Iva Dias, Inês Ferreira, Joana de Deus, Joana Pinheiro, João Foldenfjord, João Noutel, Manuela São Simão (+ Sem Palco), Micaela Amaral, Miguel Meira, Paulo Neves, Paulo Nogueira, Ricardo Fiúza, Rita Carvalho, Sofia de Carvalho, Teixeira Barbosa, Teresa Luzio, Vânia Kosta e Valter Hugo Mãe.
Outras actividades de animação e dinamização deste projecto, a realizar durante os fins-de-semana, serão divulgadas ao longo da sua permanência.
Francisco Ferreira
11 maio 2007
pequenos recantos de "Silhuetas de Fantasia"
A música compôs de novo o ambiente. Sentei-me um pouco para olhar tudo o que tinha feito na noite anterior. Semeei pequenos pormenores. Algumas pistas para quem busca significados ou simplesmente encontra aquela magia especial nas pequenas coisas. Registei alguns desses recantos para vocês, mas a essência, a mística do próprio espaço influencia o nosso olhar. Mesmo assim, aqui fica um bocadinho do que podem ver se visitarem esta exposição. (15 de maio a 3 de junho na Torre de Menagem, em Braga)
de regresso à Torre de Menagem
Transportei de novo as chaves da Torre de Menagem na minha bolsa. Desta vez um “olhar curioso “ olhou por elas durante todo o percurso. Mesmo que tentasse chegar até à Torre discretamente, as chaves não mo permitiam. Tilintavam freneticamente à medida que caminhava. Não fui capaz de me abstrair do ruído que faziam e por isso desejei alcançar o portão verde o quanto antes.
Possuir estas chaves é como se tivesse ao meu alcance a “chave” de algo misterioso. Qual será o seu segredo? Até dia 3 de Junho será a “chave” para chegar até ao pequeno universo de fantasia que procurei recriar dentro desta torre que tantas recordações me trás sempre à lembrança.
Com as pequenas indicações, feitas durante a noite passada, iniciei a montagem da exposição. Liguei a música e arregacei as mangas. À medida que naquelas paredes de pedra se figuravam as silhuetas das minhas personagens de pano, as ideias de como deveria usar o espaço fluiu naturalmente. Consciente das limitações que tinha, sobretudo relativos aos recursos humanos, tentei fazer o meu melhor. A música embalou aquele momento. Sem dar conta... as horas passaram. Fechada na torre não me apercebi do dia escurecer. Olhei tudo de novo e despedi-me das minhas personagens.
Volto amanhã!
08 maio 2007
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















