Mostrar mensagens com a etiqueta no meu atelier.... Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta no meu atelier.... Mostrar todas as mensagens

12 outubro 2011

"hospital de bonecas"


quando era pequenina sempre imaginei como seria o hospital de bonecas em lisboa. nunca cheguei a lá ir. talvez um dia lá vá... aqui estive, neste cantinho, a cuidar de algumas criações que vieram de visita à casa-mãe. o diagnóstico não era grave. é de sublinhar que os cuidados foram sobretudo estéticos. um tratamento intensivo de beleza. sobressair o olhar com contorno de linha e uma boca mais desenhada. as personagens ficaram mais expressivas. e qualquer dia seguem viagem até casa. a sua nova casa. porque a mãe que agora cuida delas já sente algumas saudades.

02 julho 2011

o dia de casamento de pedro & inês...


 já se falava nisto, mas agora vai mesmo acontecer. o pedro & inês vão casar. dia 9 de Julho, daqui a uma semana, vão sentir-se ainda mais perto um do outro. numa atmosfera particularmente especial, com a aldeia e a natureza como cenário, rodeados de amigos e tantas outras pessoas, este dia vai mesmo acontecer! :D

10 junho 2011

13 maio 2011

confortavelmente de mãos dadas no sofá...


já é conhecida a silhueta das azeitonas. “os teus gatos têm rosto de gente” já ouvi dizer. o olhar é o teu. curioso, tu estás em cada personagem que crias.” olho-os, e vejo-me realmente neles. numa silhueta mais próxima da forma de uma boneca, uma simbiose entre gato e menina boneca, são criadas novas azeitonas. porque são gatos, chamam-se também azeitonas. todos os meus gatos se chamaram azeitonas. por enquanto é assim. estas aqui estão no salão confortavelmente na conversa uma com a outra.

---------

criação: menina gato azeitona
medidas: altura 71cm
peso: aprox. 230gr.

mais informações: vaniakosta@gmail.com
obrigada.

30 abril 2011

palavras tontas espalhadas pelo atelier...


foram outras as palavras escritas um dia pelo chão, pela secretária, pelas colunas de madeira, da torre de menagem aqui em braga aquando uma das primeiras exposições onde apresentei alguns apontamentos deste mesmo universo de pano. foram outras as palavras escritas nas paredes da primeira casa-atelier que acolheu um dia este mesmo universo de pano. foram outras as palavras escritas no chão da rua. foram outras as palavras escritas na silhueta de algumas destas personagens de pano. foram outras as palavras escritas no ar, escritas em tantos dos postais enviados um dia pelos correios. e mesmo sendo outras as palavras, todas elas nos falam através da linguagem do coração. no outro dia foram estas as palavras escritas com giz pelo chão deste nobre salão.
[porque a chuva nos surpreendeu por estes dias, o regador lá estava para acolher os guarda-chuvas... e entretanto a chuva voltou!]

06 abril 2011

vestidos para a primavera...


recentemente o pedro e a inês foram visitados por um consultor de imagem. vejam lá o resultado. eu gosto particularmente do novo look do pedro. o lenço dá-lhe um charme especial. a inês é que não tem achado muita graça. parece que os piropos têm sido só para ele! :) ambos já estão de malas feitas para caminharem rumo à Livraria do seu coração. consigo levam também diversos apontamentos com cheirinho a primavera. em breve partilho alguns desses apontamentos.

11 fevereiro 2011

a sala de trabalho encheu-se de cor no outro dia...



com as caixas quase vazias tive de retomar o trabalho. as saloias vieram mesmo para ficar. quer sejam porta-chaves, quer sejam pregadeiras, estas simpáticas meninas de olhar bem pestanudo alegram qualquer sorriso. e elas foram-se acumulando na mesa ao ponto de se precipitaram até ao chão. quando olhei para elas (ainda a silhueta quase irreconhecível ao olhos de outros) deram-me várias ideias. e porque achei engraçado este aspecto decorativo salpicado de cor (embora o vermelho se sobressaia entre todos) animei-me um pouco a fazer esta intervenção. parecem bandeirinhas de festividades populares. não resisti em partilhar este apontamento de diversão.

13 outubro 2010

desta janela...



desta janela a vista para as traseiras. e as cores da bandeira nacional ao longe no terraço do vizinho. para este espaço ser perfeito faltava-me um terraço assim! espalhar plantas por todo o lado. servir um chá abraçado à luz do final da tarde com umas bolachas acabadas de fazer. mas mesmo sem terraço faço tudo isto aqui.

07 outubro 2010

a saloia não perde a página...



embora este registo sirva para partilhar uma das últimas criações que brevemente estarão disponíveis na Livraria Centésima Página (separadores de livros com a personagem saloia já conhecida de todos nós), é a silhueta da "a minha agenda" que realça ao nosso olhar pelas memórias que dela preservamos. quem não teve uma? aqui esta o pedro e "a minha agenda". 1988? em que tempo é que ele está sintonizado?

21 setembro 2010

nasceu a terceira...


desde a aventura de trazer o vaso da costela de adão pela rua fora até aqui, esta belíssima planta tem-se sentido agradavelmente confortável na sua nova casa. desde então já foram três as folhas que nasceram aqui. é extraordinário vê-las se abrirem para o espaço. é como se elas se desembrulhassem elas próprias. vão-se desenrolando lentamente. nascem em verde extremamente claro. o tempo vai escurecendo-as. no salão têm assumido protagonista

09 setembro 2010

regressando ao ritmo normal dos dias...

aos poucos o trabalho aqui retoma o seu ritmo habitual. a luz lá de fora continua a entrar com alegre intensidade. os dias de chuva ainda não vieram para ficar. a música aquece o ambiente com aroma a baunilha. abri todas as portadas. voltei a olhar a rua da cidade, as gentes que entram e saem do comércio tradicional. volto a olhar aqui para dentro. os caixotes que se amontoaram à entrada depois de regressarem das feiras de artesanato voltaram a abrir-se. aos poucos tudo voltou para os seus locais adequados. os caixotes, esses mesmos caixotes estão agora a descansar encostados à parede. durante uns tempos estarão por aqui. quando o dia chegar voltaram a viajar comigo para criarem ambientes nas feiras de artesanato transformando-se em expositores que são salpicados com as minhas personagens de pano. por enquanto estão por aqui. assim a imagem de caos em que o espaço se encontrava foi sendo moldado ao ponto de retomar a sua silhueta quase perfeita. os pequenos aglomerados de pó espalhados um pouco por todo o lado andavam sorrateiramente de um lado para o outro. deslocavam-se por todo o lado assim que uma pequena brisa entrava ou sempre que me deslocava. lembrei-me então de estriar a vassoura mágica que me deram. naquele dia foi entregue à inês para varrer as folhas que caiam das árvores e que todos os dias entravam pelo stand em Vila do Conde. hoje, foi com ela que varri estas pequenas partículas de pó que se deslocavam de um lado para o outro. o simples gesto de varrer com esta vassoura em particular ganha novo significado. 

por agora encostados à parede...


[os meus caixotes de madeira estão agora encostados à parede. por enquanto suportam livros. alguns já têm significativas cicatrizes resultado dos constantes transportes de um lado para o outro, o que vão tornando a sua silhueta mais frágil. qualquer dia tenho de me lançar à descoberta de mais alguns exemplares pelas ruas da cidade. no norte vai sendo cada vez mais difícil de encontrar. vão dando lugar aos caixotes de plástico. no sul sei que existem muitos. num domingo pela manhã cedo, antes de me preparar para ir para a FIA, lá andei eu pelas ruas a recolher alguns deles. falando nisso qualquer dia tenho de ir buscá-los. vieram de viagem para o norte com uns amigos.]

20 maio 2010

para a Exposição...



[separando as criações para a exposição de personagens de pano e ilustração na casa da cultura de cabeceiras de basto]

14 maio 2010

"Olha o passarinho!"



hoje ela pediu para ser fotografada com uma azeitona colorida. está ansiosamente feliz porque amanhã vai ter muitas visitas! :)

22 abril 2010

escrevendo...



pedro escreve a inês a palavra saudade.

aguardando pela visita...

as horas foram passando e a inês não apareceu. “tens uma folha de papel?”, perguntou. quero escrever uma palavra.

vivendo no salão...


já aguardava ansiosa a chegada dos móveis da avó. quando naquele dia os vi cobertos de pó, num ambiente de humidade, tristeza e abandono fui abraçada pelas memórias de outrora. hoje, as suas silhuetas voltam a ganhar vida. aos poucos o salão vai sendo salpicado de criações contadoras de histórias. aos poucos o salão vai sendo salpicado de objectos contadores de tantas outras histórias. o tempo. memórias. e elas abraçam-se umas às outras. e as palavras que se vão escrevendo da memória doce ora triste dos dias alimentam a história de tantas vidas que se cruzam.

15 abril 2010

a primeira aqui a chegar...


o primeiro bolbo a chegar aqui veio pelas mãos de uma visita. Já um apontamento verde espreitava no pequeno vaso de plástico que foi rapidamente substituído por algo especial. restava aguardar que a flor deste jacinto sorrisse. a semana foi atribulada mas quando ontem entrei no salão senti de imediato o cheiro tão doce e tranquilizante do jacinto. a flor sorriu salpicada de rosa. agora faltam chegar outras como ela, outras diferentes, para que não se sinta aqui sozinha.

02 abril 2010

gostam assim?


sempre que a joana faz uma visita ao atelier, segue-se uma sessão fotográfica com o pedro. coloca-o no sofá. coloca-o no banco. cruza as pernas. afinal senta-o no chão. "asta quase...", penso. pega nela. senta-a assim. não assim fica melhor. e mais um jeitinho. e está pronto. "já podes fotografar!", responde. por isso hoje, ele também fotografou com a “personagem” que da janela espreita as pessoas que passeiam pelas ruas da cidade. como será da próxima vez?