Mostrar mensagens com a etiqueta no meu atelier.... Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta no meu atelier.... Mostrar todas as mensagens

29 novembro 2016

CALENDÁRIO do ADVENTO na cidade de BRAGA


 No passado sábado, dia 26 de novembro, foi assim neste lugar! 
 Com entusiasmo e alegria, juntos, inauguramos este fantástico Calendário do Advento. Já foram partilhados alguns momentos captados pela Carina Oliveira Fotografia. Se quiserem conhecer mais sobre este projecto e ver como foi o momento vivido na inauguração desta Intervenção Colectiva à Janela, é favor espreitar aqui na página oficial do projecto: JanelaAdEntrO [uma história à janela].  É nesse mesmo lugar, onde tudo vai acontecer a partir do dia 1 de dezembro até ao dia 24 de dezembro. Uma janela por dia até revelar por completo este fantástico Calendário do Advento. Aqui fica também o link do BLOG onde tudo vai acontecer, a partir da MEIA-NOITE, do dia UM de Dezembro. 

[esta Intervenção Colectiva à janela está patente, nas janelas do meu estúdio, até dia 6 de janeiro de 2017]

24 novembro 2016

a minha bela janela I CALENDÁRIO do ADVENTO


 As janelas do meu estúdio, transformam-se com este belíssimo Calendário do Advento. Por estes dias ando muito nas alturas! Um sobe e desce constante. Para a esquerda ou mais para a direita? Para cima ou mais para baixo? Vira aqui. Vira acolá. Ver de dentro. Ver lá de fora como está. E mais uma caixa por abrir. E porque será tudo isto? Eu nas acrobacias e muitos curiosos a tentar espreitar da rua. Com os papelinhos brancos afixados nas vidraças ajuda a não deixarem ver com muita clareza o que ando por aqui a fazer. 

 Sábado, dia 26 de Novembro, pelas 16h30, vamos todos juntos deslumbrar e sorrir com este Calendário do Advento à janela. 24 artistas, 24 Obras, 24 Histórias à janela. E como vai ficar bonita e especial a minha janela do estúdio. Isto é melhor do que montar uma Árvore de Natal. 

 De 1 a 24 de dezembro, vamos finalmente começar a revelar, por dia, cada uma das janelas deste Calendário do Advento. No BLOG e no FACEBOOK, vamos partilhar em pormenor cada uma das obras destes Artistas que habitam esta janela da cidade. 

 A todos os artistas que se juntam a mim para a realização desta Intervenção Colectiva muito especial, um grande abraço de amizade. E porque existem várias formas para estarmos presentes apoiando iniciativas assim, esta saudação vai também em especial, para todos os que estiverem por perto e desejem estar presentes no dia 26 de novembro, já este sábado, nesta rua da cidade de Braga. E à distância de um clique, todos os que desejarem podem seguir, se encantar, sorrir e partilhar este belo projecto, podem fazê-lo aqui mesmo, neste LUGAR. Obrigada.

10 novembro 2016

Calendário do Advento I BRAGA


 As janelas do meu estúdio, transformam-se pelo quinto ano, num belíssimo Calendário do Advento.
 24 das vidraças destas janelas, são habitadas, durante o mês de Dezembro, por 24 Obras de diversos Artistas. Por dia, de 1 a 24 de dezembro, partilho na página oficial deste projecto, cada uma das 24 Histórias, das 24 Obras, dos 24 Artistas que se juntam nesta Intervenção Colectiva muito especial.

 No próximo dia 26 de Novembro vamos inaugurar esta iniciativa extraordinária. Não deveriam ser necessárias aplicações e outros auxiliares de memória para nos lembrar datas especiais. Mas para algo ser especial, dependerá sempre da importância que, para cada um, um acontecimento ou momento poderá ser e significar. E porque existem várias formas para estarmos presentes apoiando iniciativas assim, esta saudação vai, também em especial, para todos os que estiverem por perto e desejem estar presentes neste momento, nesta rua da cidade de Braga. Sejam bem-vindos no dia 26 de Novembro, aqui mesmo, neste LUGAR.

15 setembro 2016

caberá num livro, todo o nosso universo artístico?


Gostarias de ver este livro?
Would you like to see this book?
この本をご覧になりたく無いですか?


 eis o livro-objecto que vai viajar comigo. com ele vou ao encontro do Outono no Japão. com ele vou semear muitos desejos. ele representa a minha obra em contínua investigação e descoberta. e esta viagem faz também parte do meu processo criativo e estou muito grata por se concretizar. quando regressar a esta janela, estou certa que irei trazer muitos fios que me vão ligar aos lugares, que por enquanto, ainda anseio descobrir. vou ali e já volto.


07 setembro 2016

olhar desta perspectiva sentada debaixo da "Árvore de Casa"


... e hoje no estúdio, depois de regressar de visitar alguém de quem gosto muito, sentei-me no chão debaixo da minha "Árvore de Casa". olhei desta perspectiva, por detrás da folha que nasceu junto ao pé das raízes da "planta-mãe", e lá ao longe duas linguagens plásticas do meu universo criativo. dois universos que coabitam em mim. ambos fazem parte de mim. num e noutro encontro o equilíbrio. estou a aprender a encontrar esse equilíbrio, a entender o lugar de cada um sem anular coisa alguma. por enquanto não encontro nas palavras como dizer que sou a mesma pessoa e em ambos falo de mim... um dia saberei como dizer.
[tão bom perceber que também no nosso trabalho, outras pessoas podem viver dentro]

um dia repleto de sincronias... [7 de setembro 2016]

29 agosto 2016

desenhando com os fios...


 sobre a mesa de trabalho tenho iniciadas diversas obras. às vezes salto de uma para a outra. às vezes é difícil tomar decisões no processo criativo. tudo se torna mais fácil quando nos deixamos guiar pela intuição e pelas surpresas que o processo em si nos revela. estar atento ao inesperado é simplesmente fantástico. esta peça era para ser proposta a um concurso mas acabei por tomar outra decisão. e às vezes como é difícil tomar certas decisões. o nascimento desta obra ainda não tem data marcada, será quando sentir que chegou o momento de olharmos e ficarmos relativamente mais convencidos que não falta mais nada. quando me decidir sobre a tal Exposição Individual, prometida há anos, este trabalho fará sem dúvida parte da colecção. por enquanto com os fios vou continuando a traçar caminhos, delineando silhuetas...

11 julho 2016

working in progress


 working in progress para Elementos à Solta na Aldeia da Cerdeira. últimos dias com as linhas e as agulhas. e porque se torna habitual, gosto e faço questão de aproveitar este evento de Arte+Natureza para apresentar ao público peças novas. durante o processo uma fotografia tirada no estúdio, entre panos, linhas e agulhas. outra, após a chegada a casa. em comum, a mesma peça de retalhos azuis iniciada há uns anos. e porque tenho trazido trabalho para casa, por estes dias, o Matias é o primeiro a reclamar! ou pelo menos a tentar chamar a atenção. e neste dia deitou-se satisfeito sobre a peça como quem diz: " Daqui não saio, daqui ninguém me tira". e já sabia, andou entretido a brincar com os novelos e a tentar apanhar as linhas enquanto continuava a bordar à mão. e a peça está quase pronta!

25 maio 2016

as AzEitOnAs XXL estão a chegar


 entre outros projectos e parcerias, ando a preparar estas AzEitOnAs XXL. vocês vão resistir ao seu encanto?! há alguns meses atrás já foram aceites algumas encomendas. por isso algumas casas já as têm encostadas no sofá da sala ou junto à cabeceira da cama. e se as habituais AzEitOnAs já convidavam a um abraço, estas são bem boas para abraçar bem forte.

[aceito encomendas por mensagem privada. obrigada]

17 dezembro 2015

na minha Árvore do Advento habitam tantas histórias


além da montagem da instalação à janela "Mãos-Árvore / semeando a terra em mim", aqui no meu estúdio, outros recantos deste lugar vão ser habitados pela Exposição Calendário do Advento. esta é outra surpresa que estou a preparar na Janela Adentro. este ano teríamos à janela, a 5ª edição do Calendário do Advento - 24 histórias à janela para saborear com canela, mas desde o dia 1 de dezembro que não o vemos luminoso e sorridente, como nos habituamos a ver, espreitando através desta janela. no entanto, e porque este lugar desejava muito voltar a sentir magia, decidi realizar esta Exposição com alguns dos artefactos que os artistas convidados criaram para habitar este Calendário. são obras diversas com histórias diversas e que fomos conhecendo, ao longo destas edições. de todas as fotografias que fui tirando escolhi apenas 24 imagens de alguns desses artefactos. será que te vais lembrar de todos eles?

inauguração. 19 de Dezembro / 16h com um momento musical proporcionado pela Escola de Música de Jazz

15 dezembro 2015

MONTAGEM I as minhas mãos-árvore à janela


 dia 19 de dezembro, inauguro a instalação à janela intitulada Mãos-Árvore / semeando a terra em mim. por estes dias continuo em montagens. sobe e desce o escadote para colocar as Mãos com vista para esta rua da cidade. 

28 novembro 2015

ATELIER aberto I 19 dezembro


 para celebrar 10 anos de criações do projecto Dedal no Dedo, dia 19 de dezembro, vou deixar ENTRAR quem não tiver medo do frio para sair à rua. aqui dentro vão reencontrar algumas criações antigas e algumas novidades. 

 obrigada a todos os que por esta altura do ano também se lembram das minhas criações como excelentes prendas para alegrar gente especial. 

 espero por vocês. apareçam. porque neste mesmo dia vou INAUGURAR uma nova INSTALAÇÃO à Janela com a presença da Escola de JAZZ de Braga, por isso prometo que vai ser um dia verdadeiramente ESPECIAL para todos.

14 novembro 2015

INSCRIÇÕES abertas I ATELIER Aberto


tenho um orgulho imenso neste lugar mas já questionei muitas vezes se estarei no LUGAR certo... 

é valioso o nosso silêncio para criar mas igualmente necessário momentos de partilha e sentir o quanto este lugar se transforma, e nós nos transformamos, com a presença das pessoas. gostava de aqui receber outros artistas e criativos. 

QUERES estar presente com a tua ARTE neste espaço? 


dia 5 de dezembro, junta-te a mim neste lugar. vai ser dia de ATELIER aberto. vem daí. juntos vamos transformar este lugar.

10 novembro 2015

2015 I celebrando 10 anos de mãos cheias de trabalhos artísticos

 ao longo destes 10 anos, muitos foram os desafios colocados. entre sorrisos e lágrimas um desejo prevalece, o imenso desejo de continuar a sentir-me feliz no simples gesto de C R I A R.  

 o meu caminho foi sendo construído porque, acima de tudo, fui eu que o escolhi. mesmo sabendo que nem todos os dias seriam coloridos porque de cinza também se pintam os dias. mesmo depois de muitos me terem perguntado e alguns continuarem a perguntar, às vezes: “tens a certeza que é assim que queres viver?”. quantas janelas tive de abrir. quantas muros tive de saltar? alguns difíceis mas não impossíveis e assim me tornei mais forte e continuo a construir a minha C A S A  todos os dias. 

 materializo as ideias, as memórias, os desejos e as histórias sobre diversas áreas artísticas, porque só assim, através de diversas matérias-primas, me sinto C O M P L E T A e sou capaz de continuar a caminhar.  

 ao longo destes quase 11 anos, foram muitos os que acreditaram no meu trabalho, na minha profunda dedicação. importa apenas todos eles. todos os que sentem e acreditam o quanto entrego em tudo o que crio. eles sabem que em cada linha desenhada, pintada ou bordada, partilho quem sou, porque o meu trabalho reflecte essa verdade. 

 hoje reflecti em tudo o que construí desde então. poderia ter feito mais? poderia ter chegado mais longe? sim, poderia muito mais. podemos sempre muito mais, mas estou G R A T A  com o que alcancei. sei que as oportunidades não dependem apenas de nós, do nosso esforço, da nossa vontade. também depende de quem acredita e nos dá também essas oportunidades. por isso queria agradecer a todos os que desde sempre, todos os que desde então me apoiaram, me lançaram desafios, me convidaram para integrar projectos artísticos. 

 obrigada por todas as oportunidades para descobrir e partilhar  Q U E M   S O U. 


19 maio 2015

guardadas em caixa de sapatos...


 em 2013 comecei a explorar alguns pedaços de tecido que fui guardando em caixas de sapatos durante todos estes anos.
 até então os meus dias no estúdio eram essencialmente passados a brincar com os tecidos e outros materiais a fim de criar, entre outras peças, as minhas personagens de pano contadoras de histórias. esses retalhos de tecido não poderiam simplesmente ir para o caixote do lixo. as cores, as formas, a sua existência poderia ser estendida a algo extraordinário. na altura não sabia bem o que iria criar com todos eles. que resultado teriam no trabalho que iria desenvolver com eles. a única certeza era que tinham de ser guardados porque um dia ganhariam uma nova vida. nestes últimos tempos tenho tentado abrir cada uma dessas caixas de sapatos. com esses retalhos espalhados sobre a mesa tenho descoberto novos caminhos e possibilidades.

06 maio 2015

a luz que habita este lugar.


 além da gigantesca Costela de Adão que continua a crescer no meu estúdio, outras plantas foram chegando e habitando este lugar. todas procuram a extraordinária luz que entra todos os dias por estas belíssimas janelas.

05 maio 2015

pequenos retalhos...



 ao longo destes anos os têxteis foram assumindo um papel importante nas formas que fui criando. tentei aproveitar quase tudo. muito pouco deitei fora. dei comigo muitas vezes a catar o próprio lixo do estúdio. porque além dos retalhos e tecidos que me davam, fui juntando os tecidos da avó, os retalhos da avó e mesmo aqueles retalhos minúsculos que sobravam desses outros retalhos que trabalhava. supostamente mal serviam para embrulhar um dedal ou fazer umas carapuças para o pardal, mas nunca, nenhum deles, fui capaz de deitar fora. 
 sem saber ao certo na altura para que iriam servir, apenas os guardei porque me custava olhar para eles sem conseguir ver outro caminho possível. e algo me dizia que um dia ia descobrir o que fazer. ao longo destes anos espalharam-se pelo chão muitos fragmentos de tecidos e linhas. e fui juntando em sacos de papel e em caixas de sapatos. em cada ano que passava foi crescendo a quantidade de fragmentos. em cada ano que passava perguntava, “Quando irei eu descobrir o que fazer com eles?”. 
 há cerca de 2 anos, no meio de arrumações no estúdio, re-descobri o conteúdo de alguns desses sacos e caixas de sapatos. espalhei esses fragmentos sobre a mesa e comecei a olhar para eles com outro olhar. esses momentos mágicos de criação não podemos dizer quando vão começar exactamente, mas percebemos o instante em que tudo começa a acontecer. e é tão bom quando somos capazes de nos surpreender. aguardo a chegada desse dia e pelo menos sei que vou sorrir e sentir que valeu a pena guardar estes retalhos todos estes anos. 
 acredito que são estes pequenos gestos que podem conduzir-nos a novos caminhos e descobertas. porque todos os pequenos gestos fazem parte de um todo. e se nem sempre percebi, quando o olhar ainda era pequenino, porque a avó guardava todos os retalhos, agora começo a descobrir. mesmo as roupas velhas eram enroladas e amarradas com atilhos. amontoadas num armário, como se pareceriam com embrulhos coloridos! e lembro-me que tentei desembrulhar alguns para ver o que tinham dentro. mas ao desenrolar essas pequenas trouxas descobria em muitas delas, em quase todas elas, apenas peças de roupa fragmentadas. às vezes faltava uma manga. ou faltava um bolso e os enchumaços tinham desaparecido quase todos. estavam reunidos numa gaveta. alguns desses embrulhos pareciam autênticos puzzles. peças de roupa fragmentadas em partes. bastava perceber em que lugar colocar e descobríamos o que tinham sido antes de ali chegar. nesses tempos os retalhos sempre serviam para alguma coisa. talvez isso também tenha passado para mim. talvez por isso também eu guardei os meus retalhos estes anos todos, porque vi a avó e a mãe a guardá-los também. quando o meu olhar ainda era pequenino nem sempre percebi o que os crescidos faziam. mas quando chegar a hora com certeza irei surpreender-me com o que irá nascer destes fragmentos de tecido guardados todos estes anos. e nesse dia vou sorrir e sentir que afinal fazia sentido e que sou igual à avó e à mãe.


08 dezembro 2014

"A minha casa virou um Bazar de Natal" I BRAGA


 [noutros dias por marcação, mas se passares à porta e tocares à campainha e alguém atender é só subir as escadas e dás a este lugar encantado!]

21 novembro 2014

com o natal à porta!


 com o natal à porta algumas das minhas personagens de pano fizeram as malas e seguiram viagem. OVAR AVEIRO e LEIRIA, são alguns dos lugares que vão receber, no mês de dezembro, algumas das minhas criações. 

 no Atelier em BRAGA estou a preparar um Showroom com oportunidades fantásticas para ti. desde 2005 que me dedico à criação de personagens de olhar atento e sonhador. algumas dessas peças, ainda guardadas em caixas, saltaram cá para fora e vão ser excelentes oportunidades de natal. no entanto estão limitadas ao stoque por isso não te demores muito! 

05 setembro 2014

Espaço Janela Adentro. 13 de Setembro I BRAGA


 Neste dia se vieres à cidade não deixes de visitar este espaço. a sala onde desenvolvo alguns dos meus trabalhos criativos estará aberta para ti. Alguns dos meus personagens é certo que têm viajado pelo país e pelo mundo na conquista de sorrisos e na recolha de histórias de todos esses olhares que descobrem as suas silhuetas e se identificam com elas. Mas, outros continuam a viver por cá e estarão a habitar a minha sala de trabalho. Esta sala torna-se assim no cenário ideal para poderes conhecer finalmente o lugar onde esse universo têxtil nasce. Nesta sala poderás encontrar uma mostra de trabalhos em exposição mas que poderão ser adquiridos por ti. Quem sabe neste dia possas encontrar boas oportunidades para adoptar alguns dos seus personagens de pano.