Mostrar mensagens com a etiqueta exposição. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta exposição. Mostrar todas as mensagens

28 novembro 2011

exposição "seguindo a estrela do coração"

brevemente inaugura também a exposição "seguindo a estrela do coração" com os meus personagens de pano, na livraria centésima página, em braga. desde que apresentei o meu trabalho neste espaço magnífico julgo que já não existe um natal na livraria sem as minhas azeitonas e tantas outras personagens de olhar sonhador. quantas delas irão parar este ano ao pé da árvore de natal de outras casas? será que um dia vão mandar notícias de lá? abrir a caixa do correio é a minha maior surpresa todos os dias *

24 novembro 2011

feira de presépios de santo tirso'11


*Feira de Presépios de Santo Tirso
dias 25, 26 e 27 de Novembro
local: Átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso
horário: sex. (dia25) das 15h às 23h I sáb. das 11h às 23h I dom. das 11h às 20h

19 novembro 2011

próximos eventos:

SANTO TIRSO

*Feira de Presépios de Santo Tirso
dias 25, 26 e 27 de Novembro
local: Átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso
horário: sex. (dia25) das 15h às 23h I sáb. das 11h às 23h I dom. das 11h às 20h

BRAGA
*Exposição "seguindo a estrela do teu coração"
dias 3 a 31 de Dezembro
local: Livraria Centésima Página, em Braga
horário: seg. a sáb. das 9h às 19h30m

PORTO
*Artesanatus'11
dias 11 a 23 de Dezembro
local: Praça D.João I, no Porto
horário: dom. a qui. das 11h às 20h I sex. e sáb. das 11h às 24h


14 outubro 2011

"um lugar onde amanheça" - museu d.diogo de sousa, em braga


passei no museu de arqueologia d.diogo de sousa para fazer alguns registos do espaço e da exposição.
os trabalhos apresentados pelos artistas convidados seguiram um formato e suporte comum de modo a realçar simultaneamente as relações de complementaridade (entre os trabalhos com o mosaico da sala) e de multiplicidade (as diferentes interpretações e leituras) dentro da temática abordada na exposição. "um lugar onde amanheça", pode ser visitar até dia 31 de outubro do museu de arqueologia d.diogo de sousa, em braga.

artistas convidados:
ana caldas I ana pascoal I bárbara fonte+antónio machado I beatriz albuquerque I bento duarte I bernardino silva I domingos loureiro I filipe moreira I guilherme braga da cruz I helena santos I hernâni fernandes I hugo delgado I joana de deus I joão catalão I joão concha I joão noutel I jorge vilela I josé soares I luísa silveira I manuela são simão I mário sequeira I pedro marcolino I pedro soares I sara mota viana I  sílvia alves I sofia de carvalho I teixeira barbosa I teresa gil I una cátia cardoso+catarina sousa+vera narciso I vânia kosta


27 setembro 2011

"um lugar onde amanheça" - museu d.diogo de sousa


a associação famílias, no âmbito do projecto convergências e em parceria com a clarabóia – agenda cultural da casa do professor, apresentam a exposição colectiva “um lugar onde amanheça”, no museu d. diogo de sousa em braga, de 1 a 30 de outubro. [localização: museu d.diogo de sousa , rua dos bombeiros voluntários, 4700-025 braga I horário: aberto de terça-feira a domingo das 10h00  às 17h00]


os trabalhos artísticos produzidos especificamente para este projecto abordam as questões centrais do projecto convergências nomeadamente: a cidadania e a igualdade de género, a violência doméstica ou o tráfico de seres humanos.


artistas convidados:
ana caldas I ana pascoal I bárbara fonte+antónio machado I beatriz albuquerque I bento duarte I bernardino silva I domingos loureiro I filipe moreira I guilherme braga da cruz I helena santos I hernâni fernandes I hugo delgado I joana de deus I joão catalão I joão concha I joão noutel I jorge vilela I josé soares I luísa silveira I manuela são simão I mário sequeira I pedro marcolino I pedro soares I sara mota viana I  sílvia alves I sofia de carvalho I teixeira barbosa I teresa gil I una cátia cardoso+catarina sousa+vera narciso I vânia kosta


“Amanhece num mundo onde gostamos de nos demorar. E anoitece da mesma forma. A partir da afectividade convergente e respirável da mudança. Já não amanhece no olhar daqueles que estão sujeitos à dissonância de uma violência despropositadamente próxima. Nem aí anoitece. É essa oposição entre uma polissemia positivamente coreográfica e a estridência da sua quebra que é aqui proposta enquanto motor de interpretação e sensibilização artística. Amanhece onde interiormente amanhece. Em espaços tocados pelo calor. E em espaços que depois o reflectem.”
João Catalão, julho 2011






"Santa Teresa escreveu sobre a noite escura da alma, um tempo negro em que não se entendia Deus, quer dizer, o mundo. Creio que a noite escura nos habita, às mulheres, e somos por ela habitada há milénios, desde que o primeiro homem saiu da caverna, se pôs de pé e se sentiu capaz de dominar alguém da sua espécie que era menor em estatura. Desde então todos os códigos se escreveram para satisfazer o instinto primário da dominação e as mulheres, habitadas pela noite escura, acreditaram que era mandamento divino estarem submetidas ao varão e reproduziram literalmente o estigma da inferioridade.


Agora sabemos que não, que nós, mulheres, temos direito a contar-nos a nós mesmas, a dizer eu, a travar quem venha com histórias para que sigamos a ordem que outros estabeleceram. Não há amos, nem reis nem bandeiras que possam proteger o crime da desigualdade. Somos, as mulheres, hegemónicas entre hegemónicos, co-responsáveis pelo governo da casa e do mundo, redactoras de leis e impulsionadoras de tendências. Nenhuma mão pode levantar-se sobre uma mulher, nenhuma condenação é admissível por ela exigir a liberdade que sempre deveria ter sido o nosso património. A noite escura de Santa Teresa pode hoje iluminar-se com a vontade decidida de mulheres dispostas a parir usos e normas, outro mundo que renegue o que fez escravos e mantém escravas.

Podemos iluminar, sim, mas sobretudo podemos abandonar os medos seculares que nos habitam e que nos fazem depender dos costumes. A liberdade custa mas nós, mulheres, temos vindo a subir todas as encostas carregando os filhos e todos os preconceitos. Agora já não temos medo. O pano desceu, estamos no palco, é a nossa hora e temos a palavra. Que se ouça, é de justiça."  
Pilar Del Rio, 2011
(a claridade que chega, texto feito para a exposição "um lugar onde amanheça")

26 setembro 2011

"dos modos nascem coisas" - albergaria.à.velha


albergaria-à-velha foi palco de um encontro de fazedores de arte, "dos modos nascem coisas" assim se deu nome a este encontro. foram diversas as actividades que a albergar-te proporcionou a todos os que visitaram este espaço nos dias 23, 24 e 25 de setembro. momentos de partilha de saberes. workshops de escrita criativa, feltragem, tecelagem e fiação foram alguns dos que desejei explorar. (por aqui mais fotografias deste encontro)

21 setembro 2011

uma visita pelos elEmEntOs à sOltA no buçaco... e ela escondida...

escondida... by vÂniAkOstA
escondida..., a photo by vÂniAkOstA on Flickr.
foi difícil a selecção. dos trabalhos. do espaço em volta. dos artistas. esses são pessoas muito tímidas... alguns deixaram-se fotografar, sabendo que apenas alguns de nós iriam ver. tenho pena de não poder partilhar alguns desses momentos especiais de cumplicidade, partilha e companheirismo. lindas fotos se tiraram. da difícil selecção, aqui ficaram apenas estes diversos apontamentos. a atmosfera que respiramos durante estes dias está presente em cada um deles. aqui, a menina que um dia sonhou com os elementos à solta e que desde então tem tornado esse sonho realidade para si e para tantos outros. obrigada e um grande beijinho para ti "vizinha"

20 setembro 2011

09 setembro 2011

Elementos à Solta - Art mEets nAtUrE nos jardins do Palácio Hotel do Buçaco



começou a contagem decrescente... 

"Elementos à Solta - Art Meets Nature", habitualmente organizado na Aldeia da Cerdeira - Lousã, vai realizar-se de 16, 17 e 18 de Setembro na Mata Nacional do Bussaco. Os trabalhos de cerâmica, madeira, pedra, metal, têxtil e gesso dos artistas convidados não habitaram desta vez os recantos da Aldeia do Xisto da Cerdeira mas nos recantos encantados dos jardins do Palácio Hotel do Buçaco.

31 agosto 2011

para relembrar... a 6ªedição dos ElEmEntOs Á sOltA

um video sobre a 6ª edição dos elementos à solta na aldeia da cerdeira... com ele sentir a atmosfera do lugar, conhecer algumas das iniciativas desenvolvidas durante o evento, ouvir um pouco da voz de amélia muge e conhecer alguns dos trabalhos dos artistas convidados.

09 agosto 2011

Elementos à Solta - Art mEets nAtUrE nos jardins do Palácio Hotel do Buçaco


nos próximos dias estarei a dar continuidade ao trabalho para um evento que tu não deves deixar de visitar

"Elementos à Solta - Art Meets Nature", habitualmente organizado na Aldeia da Cerdeira - Lousã, vai realizar-se de 16, 17 e 18 de Setembro na Mata Nacional do Bussaco. Os trabalhos de cerâmica, madeira, pedra, metal, têxtil e gesso dos artistas convidados não habitaram desta vez os recantos da Aldeia do Xisto da Cerdeira mas nos recantos encantados dos jardins do Palácio Hotel do Bussaco.

16 julho 2011

Exposição Colectiva: "o modo como chamas"


 logo pela manhã cedo lá segui com o saco debaixo do braço para montar a minha instalação na Casa do Professor. encontrei o espaço onde, já em janeiro, havia colocado as minhas casas-gaiolas com o guarda-chuva da avó (exposição “relógio de madeira, cucu de pano” janeiro2011). desta vez uma intervenção colectiva baseada no filme “Primavera, Verão, Outono, Inverno... Primavera” de Ki-Duk Kim (2003). na inauguração acabei por não fazer mais registos, mas depois de recriar o meu lago de peixes com a casa do lago suspensa lá tirei algumas fotografias para poder partilhar aqui e agora. a exposição "o modo como chamas", na Casa do Professor em Braga, pode ser visitada até dia 31 de Julho.

[na imagem intervenção: vÂniA kOstA I título: plano suspenso]

15 julho 2011

Galeria de vÂniAkOstA

♥ à entrada da capela...
no percurso da aldeia...no percurso da aldeia...no percurso da aldeia...estamos na cerdeira...
no percurso da aldeia...no percurso da aldeia...
no percurso da aldeia...
mais apontamentos da 6ªedição dos elEmEntOs à sOltA. a aldeia. os trabalhos dos artistas convidados. os pormenores descobertos, seguindo os trilhos da aldeia... e a natureza envolvente