Se levei um Livro-Semente na minha viagem ao Japão. Livro esse que habita, a janela do dia 9 de Dezembro, do Calendário do Advento, na JanelaAdEntrO [uma história à janela]. Se levei muitas sementes nessa viagem para semear nesse lugar. Por lá encontrei também algumas sementes. Esta foi a primeira semente encontrada. Um fragmento onde vivia uma montanha. E ao olhá-la de novo para fotografar, reencontrei-a na linha do horizonte. Se pormenores assim te encantam e fazem sonhar espreita AQUI para conheceres muito mais sobre este Livro-Semente e os pequenos tesouros que encontrei nesta extraordinária viajem.
Mostrar mensagens com a etiqueta criações. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta criações. Mostrar todas as mensagens
09 dezembro 2016
08 dezembro 2016
as linhas... desenhadas, pintadas ou mesmo dos fios de bordar e coser
o Calendário do Advento 2016 já começou a revelar, por dia, cada umas das suas fantásticas janelas. 24 Artistas se juntaram a mim nesta nova edição. uma Intervenção Colectiva à janela que já começou a encantar todos os que vêm à Rua em busca desta janela da cidade. à meia noite de hoje, revelo mais uma janela deste fantástico Calendário do Advento recriado nas janelas do meu estúdio.
foram poucos os que já viram o livro que criei recentemente e que levei comigo na minha viagem ao Japão. posso mesmo dizer que foram mais as mãos nipónicas que o viram e tocaram. poucos conhecem ainda a sua História. quem sabe um dia, numa Exposição, possa partilhar o resultado desta experiência fantástica. e porque está para breve, mais uma janela deste Calendário do Advento, não consigo deixar de partilhar a fotografia que mais gosto desta minha viagem e que pode dizer já tanto de extraordinário. poucos saberão o quanto significa para mim. muito mais, em breve, em JanelaAdEntrO [uma história à janela]
11 outubro 2016
caberá num Livro o meu universo artístico?
levei comigo para o Japão este livro. no início perguntava se nele caberia muito do meu universo artístico. nele caberá aliás ainda muito mais. estão por nascer mais folhas com alguns dos apontamentos e dos fios que me ligaram, ainda mais forte, a este lugar, bem do outro lado do mundo. senti-me muito feliz por ter partilhado este livro com algumas das mãos e dos olhares japoneses. e eles sentiram-se também gratos pela minha partilha. este artista, que desenhava a tinta da china, encontrei-o enquanto fazia o Caminho do filósofo em Kyoto. foi a primeira pessoa a descobrir o meu livro. foi um momento especial e muitos outros encontros se seguiram desde então. regresso feliz a casa e com vontade regressar a este lugar, porque muito mais poderei descobrir e encontrar.
10 outubro 2016
as cores do Outono
no Japão encontrei o Outono ainda um pouco envergonhado. não encontrei a diversidade de cores que esperava, pois a maturação das folhagens estava ainda a iniciar o seu processo de deslumbramento. os laranjas, os vermelhos, os amarelos a começar a imergir na natureza. mas fui surpreendida pela emoção dos fios invisíveis achados pelo caminho e que me ligaram ainda mais fortemente àquele lugar do outro lado do mundo.
lembrei-me muita vezes de uma grande amiga. ela é também estas cores do outono e sempre que existir o outono vou ver-te a sorrir. gosto muito de ti.
15 setembro 2016
caberá num livro, todo o nosso universo artístico?
Gostarias de ver este livro?
Would you like to see this book?
この本をご覧になりたく無いですか?
eis o livro-objecto que vai viajar comigo. com ele vou ao encontro do Outono no Japão. com ele vou semear muitos desejos. ele representa a minha obra em contínua investigação e descoberta. e esta viagem faz também parte do meu processo criativo e estou muito grata por se concretizar. quando regressar a esta janela, estou certa que irei trazer muitos fios que me vão ligar aos lugares, que por enquanto, ainda anseio descobrir. vou ali e já volto.
01 setembro 2016
semeando...
podemos semear de tantas formas. e as sementes podem ligar pessoas, lugares, memórias, formas de ser e de sentir. eu continua a semear... de diversas formas. e para o outro lado do mundo vou levar comigo algumas destas sementes. o que a terra me irá trazer? no outono é tempo de semear.
31 agosto 2016
UM DIA SAIO À RUA para vestir paredes
Existe uma janela da cidade de Braga onde partilho algumas das minhas obras com todos os que vêm à rua passear. Actualmente, nas nossas ruas, vê-se cada vez mais intervenções artísticas provando que os detalhes fazem falta para que as pessoas possam sonhar. E se o meu olhar apreende e encanta-se com muitos pormenores invisíveis, existem imagens extraordinárias de graffitis que se assumem na existência dos espaços públicos. Mas existem tantas outras formas de arte que podem habitar as nossas cidades e as nossas aldeias. Um dia também gostava de pintar uma parede na rua. Entretanto, e porque tenho muitos retalhos de tecido a aguardarem por mim, os meus murais são de pano.
Porque os nossos desejos às vezes apressam-se mais do que as nossas capacidades, aqui partilho este desejo: Um dia saio à rua, para vestir paredes.
29 agosto 2016
desenhando com os fios...
sobre a mesa de trabalho tenho iniciadas diversas obras. às vezes salto de uma para a outra. às vezes é difícil tomar decisões no processo criativo. tudo se torna mais fácil quando nos deixamos guiar pela intuição e pelas surpresas que o processo em si nos revela. estar atento ao inesperado é simplesmente fantástico. esta peça era para ser proposta a um concurso mas acabei por tomar outra decisão. e às vezes como é difícil tomar certas decisões. o nascimento desta obra ainda não tem data marcada, será quando sentir que chegou o momento de olharmos e ficarmos relativamente mais convencidos que não falta mais nada. quando me decidir sobre a tal Exposição Individual, prometida há anos, este trabalho fará sem dúvida parte da colecção. por enquanto com os fios vou continuando a traçar caminhos, delineando silhuetas...
28 agosto 2016
um pedido especial que chega...
por estes dias recebi um pedido especial. existem criações que continuam a encantar e personalizar algumas obras torna o nosso trabalho ainda mais especial por ir de encontro às histórias das pessoas que nos seguem e acreditam no nosso trabalho. ao fim de alguns dias, a encomenda especial está pronta a ser levantada. como para já ainda é uma surpresa, no estúdio só podemos espreitar através de uma das folhas da minha "Árvore de Casa". quando o momento certo chegar, partilho como ficou este Eterno Abraço, que uma caixa de música.
27 agosto 2016
"O Ninho dos Enamorados"
e se alguns objectos criados foram descontinuados, faz todo o sentido seleccionar as melhores criações para dizer que existem algumas obras que vão regressar. esta caixa de música é uma delas por continuar a ser especial.
[Exposição nos Jardins do Palácio do Buraco // 2011]
22 agosto 2016
Descobridores... a viagem continua
os Descobridores, nasceram em 2015. por quantos lugares já passou. quanto público recebeu. uma viagem que continua...
Espanha é a próxima paragem. e aqui vamos nós de malas e bagagens com a carrinha cheia de tanto para partilhar, com tanto para regressar connosco para casa. porque cada apresentação é uma partilha mutua. o quanto recebemos em cada apresentação. e nem todos nos precisam de dirigir palavras, um simples sorriso é a manifestação mais simples e que nos diz tanto. muitos pais e bébés vão conhecer este universo em breve. outras nacionalidades já assistiram a este espectáculo e porque existe uma linguagem universal, a linguagem dos afectos e das emoções todos partilhamos do mesmo sentir e sorrimos.
que possamos trazer muitos sorrisos connosco para casa.
13 agosto 2016
semeando...
a editar imagens de trabalhos vou organizando o meu dossier. há uma viagem a caminho e algumas obras vão comigo nessa fantástica e tão desejada viagem.
continuo semeando de tantas formas... que colheitas a terra me irá trazer? de quantas formas chegará até mim? ainda estamos em pleno verão mas já só penso no equinócio de outono...
preparando este novo projecto fico com a sensação que qualquer dia tenho de "arrumar" aqui a casa. desde 2005, são muitas as criações e projectos concretizados. ao fim destes anos todos é cada vez mais fácil encontrar os elementos que unem a minha linguagem plástica, as formas que se encontram e que foram sendo aprimoradas ao longo dos tempos. é tão bom sentirmos que somos aquilo que criamos. obrigada a todos os que me continuam a ver crescer e aos que me apoiam nesta caminhada, quer por simples palavras, quer pelos trabalhos e desafios que me colocam nas mãos. que por muitos mais anos de criações possa continuar a partilhar quem sou.
e quantos retalhos de tecido guardados, quantos continuo a guardar... que sensação fantástica esta quando neles reencontro um novo significado. gosto de criar composições visuais com a sobreposição e junção de retalhos. tantas histórias que se cruzam que se complementam criando novas histórias.
obrigada a todos aqueles que partilham e me fazem chegar também pequenos tesouros. pormenores e objectos que tantas vezes ao olhar comum deixam de despertar interesse. tão bom perceber que cada vez mais os olhares estão atentos aos detalhes e valores que é preciso cuidar, preservar e perpetuar. simples atitudes e gestos fazem tanta diferença. porque tudo está ligado. quantos fios invisíveis existem que tornam tudo num só elemento. aos poucos vou encontrando o lugar certo para alguns destes objectos. é um processo longo, que não se quer apressado. um processo que iniciei há muitos anos mas apenas agora sinto que começa a fazer um sentido maior. gosto de seguir a minha intuição e se por vezes é necessário tentarmos controlar algumas etapas do nosso processo de criação é simplesmente fantástico aquele sentimento de que estamos atentos para nos deixarmos surpreender pela surpresa... a magia do processo criativo é assim.
[Vânia Kosta / peça. fragmentos 2014]
continuo semeando de tantas formas... que colheitas a terra me irá trazer? de quantas formas chegará até mim? ainda estamos em pleno verão mas já só penso no equinócio de outono...
preparando este novo projecto fico com a sensação que qualquer dia tenho de "arrumar" aqui a casa. desde 2005, são muitas as criações e projectos concretizados. ao fim destes anos todos é cada vez mais fácil encontrar os elementos que unem a minha linguagem plástica, as formas que se encontram e que foram sendo aprimoradas ao longo dos tempos. é tão bom sentirmos que somos aquilo que criamos. obrigada a todos os que me continuam a ver crescer e aos que me apoiam nesta caminhada, quer por simples palavras, quer pelos trabalhos e desafios que me colocam nas mãos. que por muitos mais anos de criações possa continuar a partilhar quem sou.
e quantos retalhos de tecido guardados, quantos continuo a guardar... que sensação fantástica esta quando neles reencontro um novo significado. gosto de criar composições visuais com a sobreposição e junção de retalhos. tantas histórias que se cruzam que se complementam criando novas histórias.
obrigada a todos aqueles que partilham e me fazem chegar também pequenos tesouros. pormenores e objectos que tantas vezes ao olhar comum deixam de despertar interesse. tão bom perceber que cada vez mais os olhares estão atentos aos detalhes e valores que é preciso cuidar, preservar e perpetuar. simples atitudes e gestos fazem tanta diferença. porque tudo está ligado. quantos fios invisíveis existem que tornam tudo num só elemento. aos poucos vou encontrando o lugar certo para alguns destes objectos. é um processo longo, que não se quer apressado. um processo que iniciei há muitos anos mas apenas agora sinto que começa a fazer um sentido maior. gosto de seguir a minha intuição e se por vezes é necessário tentarmos controlar algumas etapas do nosso processo de criação é simplesmente fantástico aquele sentimento de que estamos atentos para nos deixarmos surpreender pela surpresa... a magia do processo criativo é assim.
[Vânia Kosta / peça. fragmentos 2014]
18 julho 2016
da aldeia para a cidade
depois de uns dias na montanha, na Aldeia da Cerdeira, a participar nos Elementos à Solta, regresso à cidade. mesmo aqui, podemos ser surpreendidos com momentos como estes. a natureza está em todo o lado. este foi o pôr-do-sol mais fantástico a que assisti nos últimos tempos. um momento extraordinário.
11 julho 2016
working in progress
working in progress para Elementos à Solta na Aldeia da Cerdeira. últimos dias com as linhas e as agulhas. e porque se torna habitual, gosto e faço questão de aproveitar este evento de Arte+Natureza para apresentar ao público peças novas. durante o processo uma fotografia tirada no estúdio, entre panos, linhas e agulhas. outra, após a chegada a casa. em comum, a mesma peça de retalhos azuis iniciada há uns anos. e porque tenho trazido trabalho para casa, por estes dias, o Matias é o primeiro a reclamar! ou pelo menos a tentar chamar a atenção. e neste dia deitou-se satisfeito sobre a peça como quem diz: " Daqui não saio, daqui ninguém me tira". e já sabia, andou entretido a brincar com os novelos e a tentar apanhar as linhas enquanto continuava a bordar à mão. e a peça está quase pronta!
25 maio 2016
as AzEitOnAs XXL estão a chegar
entre outros projectos e parcerias, ando a preparar estas AzEitOnAs XXL. vocês vão resistir ao seu encanto?! há alguns meses atrás já foram aceites algumas encomendas. por isso algumas casas já as têm encostadas no sofá da sala ou junto à cabeceira da cama. e se as habituais AzEitOnAs já convidavam a um abraço, estas são bem boas para abraçar bem forte.
[aceito encomendas por mensagem privada. obrigada]
18 maio 2016
19 dezembro 2015
INAUGURAÇÃO I instalação à janela. Mãos-Árvore
Para celebrar dez anos do meu projecto Dedal no Dedo - Design e Criação de Personagens de Pano, tenho até dia 6 de Janeiro, esta Instalação à janela. Mãos-Árvore I semeando a terra em mim, espreita nas janelas do meu estúdio em Braga. Esta nova instalação à janela, foi inaugurada com um momento musical, proporcionado pela Escola de JAZZ de Braga, com Marco Fernandes, Richard Okkerse e Gabriela Braga Simões.
Um momento musical ao vivo e que abraçou este lugar com um toque especial junto com todos os que vieram ao nosso encontro, neste lugar, para celebrar arte. A todos os que foram aparecendo durante o dia, porque foi dia de ATELIER aberto, aos que se juntaram ainda neste momento para inaugurar também a Exposição Calendário do Advento, aqui fica um grande Abraço.
10 novembro 2015
2015 I celebrando 10 anos de mãos cheias de trabalhos artísticos
ao longo destes 10 anos, muitos foram os desafios colocados. entre sorrisos e lágrimas um desejo prevalece, o imenso desejo de continuar a sentir-me feliz no simples gesto de C R I A R.
o meu caminho foi sendo construído porque, acima de tudo, fui eu que o escolhi. mesmo sabendo que nem todos os dias seriam coloridos porque de cinza também se pintam os dias. mesmo depois de muitos me terem perguntado e alguns continuarem a perguntar, às vezes: “tens a certeza que é assim que queres viver?”. quantas janelas tive de abrir. quantas muros tive de saltar? alguns difíceis mas não impossíveis e assim me tornei mais forte e continuo a construir a minha C A S A todos os dias.
materializo as ideias, as memórias, os desejos e as histórias sobre diversas áreas artísticas, porque só assim, através de diversas matérias-primas, me sinto C O M P L E T A e sou capaz de continuar a caminhar.
ao longo destes quase 11 anos, foram muitos os que acreditaram no meu trabalho, na minha profunda dedicação. importa apenas todos eles. todos os que sentem e acreditam o quanto entrego em tudo o que crio. eles sabem que em cada linha desenhada, pintada ou bordada, partilho quem sou, porque o meu trabalho reflecte essa verdade.
hoje reflecti em tudo o que construí desde então. poderia ter feito mais? poderia ter chegado mais longe? sim, poderia muito mais. podemos sempre muito mais, mas estou G R A T A com o que alcancei. sei que as oportunidades não dependem apenas de nós, do nosso esforço, da nossa vontade. também depende de quem acredita e nos dá também essas oportunidades. por isso queria agradecer a todos os que desde sempre, todos os que desde então me apoiaram, me lançaram desafios, me convidaram para integrar projectos artísticos.
obrigada por todas as oportunidades para descobrir e partilhar Q U E M S O U.
09 novembro 2015
DESCOBRIDORES I numa montra no Cinanima 2015
de 9 a 15 de Novembro, no CINANIMA, podem encontrar o Pedro & Inês. eles integram a imagem criada na montra de apresentação com imagens capturadas pelo meu olhar sobre este projecto Descobridores, uma produção da Companhia de Teatro e Marioneteas de Mandrágora.
se por lá passarem, tirem uma fotografia com eles, enviem através do e-mail vaniakosta@gmail.com ou através da página Dedal no Dedo. gostava de continuar a ver este álbum de fotografias habitado pelos rostos de todos aqueles que vão encontrando estas personagens de pano por aqui e acolá.
06 junho 2015
um mar de azul, de céu e de mar...
Para quem dúvidas do comprimento desta manta de retalhos... 23 metros de comprimento com cerca de 46 metros quadrados. estes dias no estúdio têm sido um enorme desafio... as horas a fio agarrada aos alfinetes e às agulhas, aos inúmeros retalhos azuis que se espalham por tantos outros recantos do estúdio. Se esta manta chegasse à janela, rapidamente chegaria ao Jardim de Santa Bárbara!
Aqui nasce um Mar de Azul espalhado pelo estúdio.
Uma manta de retalhos de Céu e de Mar que vai abraçar um cenário especial. Um espaço que espero que se transforme numa experiência mágica para todos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


























