a chuva caiu todo dia lá fora. hoje, decidi ficar em casa no quentinho, longe do vento e da chuva. o matias passou o dia sempre por perto a pedir mimo. ia ao quarto lá vinha ele. ia à cozinha lá vinha ele. ia para aqui e acolá e lá ia e vinha ele sempre atrás de mim. ainda me levantei para ir à janela espreitar a chuva que caía lá fora e o matias vinha-se colocar nos meus pés. passei o dia por casa a trabalhar para o Calendário do Advento que, pelo quarto ano, vou recriar nas janelas do meu espaço Janela Adentro de 1 de dezembro a 6 de janeiro. em agosto comecei a fazer os primeiros convites. desde alguns dia que já comecei a receber confirmações. vão ser 24 artistas à janela e até hoje à tarde já tinha 10 nomes confirmados. agora já são 12 e espero poder contar com os artistas e autores a quem lancei este desafio. estive o dia super entusiasmada. é tão bom quando a “troco de tão pouco” as pessoas aceitam desafios como estes e ajudam a tornar ideias simples em grandes formas de entusiasmar e encantar outros olhares. este ano vou ter a espreitar nesta janela as primeiras participações estrangeiras. pessoas que tive o privilégio de conhecer e com trabalhos artísticos que comunicaram comigo também enquanto artista. na altura certa a lista completa de artistas para este Calendário do Advento será divulgada. ainda falta muito para isso acontecer mas até lá ainda há muito para fazer para que esta janela esteja pronta para receber todos os olhares que virão ao seu encontro ou tantos dos olhares que noutros lugares do mundo estarão atentos a ela.
Mostrar mensagens com a etiqueta bichos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta bichos. Mostrar todas as mensagens
18 setembro 2014
01 setembro 2014
Olha o passarinho!
aqui por casa há muita bicharada querida de todos. muitos de vocês conhecem a minha querida AzEitOnA já tantas vezes retratada em desenhos e através das formas em tecido. é verdade o quanto tem sido responsável pelas silhuetas negras dos gatos de pano que tenho vindo a criar desde 2006, mas entretanto sem contar, como acontecem tantas outras coisas na nossa vida, apareceu o Matias. também já tenho dito, entre amigos, que qualquer dia tenho de criar um gato de pano de silhueta negra com o seu nome e com a sua particular pinta branca no pescoço... mas até então ainda não aconteceu!
embora sejam semelhantes na cor predominante, não quer dizer que eu tenha preferencia por gatos negros como deverão estar a pensar. se às vezes são atormentados pela ideia que as pessoas têm deles, por acharem que não dão sorte e isto e mais aquilo, felizmente pertenço àquele grupo de pessoas que podem confirmar o quanto isso é errado. a minha AzEitOnA e o meu mAtiAs são uma sorte imensa porque me fazem sorrir todos os dias com as suas diabruras. esperam-me à porta quando sentem que estou para chegar e são quase sempre os primeiros a dar-me os bons dias em casa. adoro quando me desafiam para as brincadeiras... entre tantas outras pequenas coisas que enchem o meu rosto de felicidade.
08 junho 2014
pirilampo mágico...
o matias veio cá para casa em outubro de 2013 e era ainda muito pequenino. cabia na palma da minha mão e estava muito fraco. ninguém sabia se ia resistir. ainda tão pequeno já tinha suportado o frio, a chuva e o vento do inverno lá fora. só podia ser um guerreiro. no quentinho, protegido e alimentado foi recuperando e tornou-se um belo gato aceite por todos aqui em casa. por estes dias com a chegada de um novo pirilampo mágico a casa o matias tem andado entusiasmado. o pirilampo onde quer que esteja é descoberto pelo matias e vai parar a outro lugar da casa. por onde andas tu agora pirilampo?
13 outubro 2013
uma AzEitOnA XXl?! miaw...miaw
uma encomenda que chegou há uns meses... "- Gostava de ter uma AzEitOnA XXL para colocar no sofá lá de casa!". ora lá comecei o trabalho e aproveitei e fiz logo duas mas uma para ficar comigo em casa! não sabia se a AzEitOnA verdadeira ia gostar da ideia.
como a Exposição "Sonhos às Pintas Vermelhas" na Livraria Velhotes também está marcada para breve e como tinha de estriar um conjunto de edredon que me ofereceram pelo natal já o ano passado pensei "- Chegado a hora para ficar tudo a combinar". a AzEitOnA verdadeira não apareceu mas a Bi também ficou a olhar para a fotografia! *
peça. gato Azeitona (boneco almofada)
informações e encomendas através do contacto. vaniakosta@gmail.com
17 março 2013
de pequenito se fez grande...
uma visita à montanha. uma tarde passada também em volta da tangerineira... carregadinha de pontos cor de laranja tão deliciosos ao olhar e ao gosto. o luni lá andava às voltas atrás das nossas pernas. enroscava-se de vez em quando. saltitava para longe e voltava até nós com o seu ar delicadamente felino. de pequenito se fez grande... e continua a encantar-me este luni.
15 fevereiro 2013
joaninha voa voa...
a algum tempo que não encontrava uma joaninha "voa-voa" pelo caminho. ao sair de casa olhei para aquele canto da parede e lá estava ela a sorrir para mim. este, foi o primeiro apontamento vermelho que encontrei hoje.
30 janeiro 2013
de visita a casa...
quem ainda se lembra deste gatito que em Agosto veio de férias aqui para casa e que estive a cuidar a tempo inteiro?! gatito que afinal não era a luna e que passou por força da natureza a ser o luni. já queriam que ele fosse o que não era na verdade! tadinho do pequeno... enfim... por estes dias de vista à montanha voltei a encontrá-lo já bem mais crescido. muito mais crescido e senhor de si. mauzinho... é mesmo um selvagem!... nem quero imaginar o entusiasmo que deve ser atrás dos infelizes pardalitos que ousem entrar em terras de sua majestade. primeiro bufou. depois cheirou e voltou a bufar... mas reconheceu quem cuidou dele e as brincadeiras não pararam... e lá continua ele a aquecer e a cuidar com ternura da gatita mais velha que eu conheço. a nina que já está connosco há 22 anos. sim, há 22anos!!! era a gatita da minha avó querida. gatita que sempre viajou com ela para todo o lado e de todo o lado regressou com ela a casa. nunca ficou sozinha e esses anos de amor incondicional da minha avó deu-lhe todos estes anos de vida! continua, embora já com algumas dificuldades, naturais da idade,
as suas rotinas... mas de preferência no lugar do costume, bem perto do aquecedor no quentinho nestes dias de frio... *
04 novembro 2012
olha o passarinho...
um fim de semana na aldeia... aproveitei para visitar a luna que afinal é o luni! e eu que sempre desconfiei que afinal elA era mesmo um elE. estava certa! a confirmação chegou semanas depois de a(o) ter entregue à sua família de verdade. como está crescido! que saudades! e eu com medo que ao fim de tanto tempo fosse recebida com pêlo arrepiado e bufus pelo meio. nada disso. uma lambidela na mão com muito carinho. tradução. saudades *
31 agosto 2012
#22 o dia que não aconteceu...
o dia que não aconteceu com a luna a alegrar-me a cada instante... hoje olhei a mala. a mesma mala onde ela esteve ontem divertida a olhar para mim... por agora guardo saudades... (até um dia destes numa visita à aldeia!) como foi diferente um dia aqui sem ela. *
29 agosto 2012
#21 luna entrou na mala e regressou a casa...
hoje, ao fim do vigésimo primeiro dia, a luna fez a malita e regressou à sua casa na aldeia. por estes dias vivi momentos fantásticos na sua companhia. amei cada instante. amei esta tarefa de cuidar dela. porque cuidar desta pequena inspirou também os meus instintos maternais... a selecção da fotografia do dia foi muito difícil desta vez. particularmente difícil porque cada momento dela durante este dia foi vivenciado ao instante. a cada instante. na minha galeria no flickr tenho muitos mais apontamentos desta espécie de diário de luna... podem sempre ir lá espreitar :) saudades *
27 agosto 2012
#19 luna & vaquinha
fui ao sótão buscar uns brinquedos que fizeram as delícias da minha infância... e esta vaquinha foi eleita pela luna para a sessão de fotografias de hoje. *
26 agosto 2012
#18 luna & cavalinho de madeira
foi este mesmo cavalinho de madeira que em tempos de pequena me proporcionou muitos passeios por terras mágicas, mesmo sem sair do lugar! e como ele não tem passado despercebido à luna, porque volta e meia vai baloiçar-se nele, hoje fica este apontamento... porque mesmo sendo domingo haviam muitas pintas vermelhas que aguardavam por mim no atelier!!! *
25 agosto 2012
#17 luna & peixinhos
nos últimos dias, a luna tem comido peixinho. carapau na quinta. salmão na sexta. pescada no sábado (hoje). para a fotografia do dia tive uma ideia. "vou colocar a luna a "pescar" peixinhos", pensei. mas a malandra não parou por um segundo e foi muito difícil conseguir este apontamento :D
24 agosto 2012
#16 luna & os pom-pons vermelhos...
hoje lembrei-me de perguntar à luna se gostava desta minha gola. com o cheiro da chuva lá fora, esta gola quentinha foi eleita por ela para uma tarde de soneca em casa. enterrada nos pom-pons vermelhos lá ficou. de vez em quando brincava com os pom-pons e voltava a dormir. e mais um dia da luna assinalado com a cor vermelha e esta com um apontamento especial "pintinhas vermelhas" *
23 agosto 2012
22 agosto 2012
#14 espreitando...
foi uma diversão no atelier... muito trabalho, sobretudo de limpeza pois era já um amontoado de linhas pelo chão. os bigodes da luna já arrastavam algumas na sua passagem... e mais umas pequenas conquistas desta pequena. ultrapassou alguns obstáculos. as pernas da mesa e mais tarde a escalada por mim acima até chegar gloriosamente aos ombros...
21 agosto 2012
#13 onde anda a luna?
julgo que o atelier nunca teve tantas linhas espalhadas pelo chão... a luna na verdade teve muito com que brincar durante todo o dia... falando nela vou já lançar um jogo. conseguem descobrir a sua silhueta neste chão cheio de linhas espalhadas por todo o lado? aqui têm o jogo: "onde está a luna?"; grau de dificuldade: fácil :)
20 agosto 2012
#12 luna e outro apontamento vermelho...
hoje deixei o habitual saco de pano em casa. a luna veio num saco de papel. trouxe o saco ao colo e aqueles olhinhos azuis vieram o caminho todo a espreitar através da alsa de cartão com as patinhas de fora. quem por mim passava voltava-se para trás para olhar de novo: "aquilo era mesmo um gatinho?" deviam pensar...
por estes dias o atelier tem sido uma pequena aventura para a luna. quando vai encontrando novelos vermelhos pelo caminho desdobra-se em brincadeiras e eu encanto-me com o seu jeito de pequena. hoje prestou mais atenção ao pedro & inês. andou a brincar com os sapatos dos dois. mas julgo que prefere as sandálias vermelhas da inês. nem vale a pena perguntar porquê! contudo, na verdade os novelos vermelhos continuam a ser os preferidos dela por aqui...
#11 luna & apontamento vermelho
desde que ando a tomar conta desta gatinha tenho tentado fazer pelo menos uma foto por dia. apenas falhei uma vez desde então... cada dia uma conquista diferente. olhando hoje para as primeiras fotografias, é incrível como já se vai notando algumas diferenças. aqui podem ir espreitando um álbum apenas dedicado à luna. são alguns dos apontamentos que temos feito juntas *
18 agosto 2012
#10 luna & "era uma vez um novelo vermelho"
era uma vez um novelo vermelho... uma tarde inteira apenas para desenrolar um único novelo! no final a luna ainda se divertiu com esse "era uma vez um novelo vermelho". e nem ela imaginava que passaria, minutos depois, a ser massacrada com uma sessão de fotografias. o resultado foi muito divertido. *
Subscrever:
Mensagens (Atom)























